quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PEPITAS DE OURO


Estava viajando pelos blogs e achei curiosa esta informação: Os indígenas brasileiros utilizavam pepitas de ouro como peso para linhas de pesca, pois não davam valor ao ouro. Gostavam de se enfeitar com penas e plumas de aves. Leia abaixo o artigo.
Como pescador, eu prefiro usar chumbo, mesmo. Ouro, eu gosto nas jóias da minha esposa.


Pepitas de ouro usadas como chumbada de pesca.


No ano de 1869 foi descoberta na Austrália a maior pepita em ouro do mundo, com o peso de 65,2 kg.
Foram também descobertas na Brasil pepitas com pesos brutos entre os 33 e 60 kg.
Pepitas são pedaços de metal, normalmente de ouro ou prata descobertas em explorações em céu aberto ou nos aluviões.
No inicio do século XVIII foi descoberto no Brasil pelos portugueses grandes quantidades de ouro que eram superiores a mais de 60 % da produção mundial.
No reinado de D. Manuel, Pêro Vaz de Caminha faz referência nos seu diário de bordo que quando chegou ao Brasil os indígenas utilizavam as pepitas de ouro que penduravam numa espécie de fio de pesca e utilizavam-nas como chumbadas.
Estes povos das terras de Vera Cruz preferiam ornamentar-se com penas de aves, pedaços de ossos de animais com tons mais coloridos não utilizando o ouro para fabrico de peças de culto, amuletos ou de embelezamento.
http://valorreal.blogs.sapo.pt/514.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, visitante.
Compartilhe conosco sua opinião.

Exagerada!

Pois é! Tem um monte de histórias de pescador, e muitos dizem que é mentira, mas eu me calo. Quem sou eu para julgar?  Hoje eu...