segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CARRO ROUBADO

                                                               Imagem: Clipart



PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA DE UM LADRÃO DE CARROS  
No final da entrevista ele faz um 'comercialzinho' para as Seguradoras. E o pior é que ele está certo.

     
PERÍODO PREFERIDO 
'Prefiro furtar de manhã. É quando todo mundo está com menos cuidado com as coisas'. 

 TRAVAS 
'Travas segredos e alarmes são ridículos. Antigamente, alugava um carro para estudar como funcionava. Hoje nem faço isso'. 

 DESMANCHE 
'Nunca desmontei carro. Odeio sujar a mão. Sempre trabalhei sozinho, por encomenda. Já entrei em Concessionária, de terno, para ver o endereço e para onde iria o carro, ficava de campana (vigiando) e roubava. 
Já roubei muito carro que o pessoal da Concessionária me entregou'. 

 BUSCA 
'Para quem tem o carro furtado, o ideal é procurar num raio de três quilômetros da vizinhança, pelas ruas menores, menos movimentadas'. 

 DESTINO DOS CARROS 
'Este negócio de Paraguai é lenda. Ninguém vai levar carro roubado para lá.. 
No Paraguai, o máximo que acontece é gente que entrega a uma pessoa, ela leva o carro até lá, vende no mercado negro e manda chave e documento de volta para ele dar a queixa de roubo. E são poucos.. O mais comum é o carro ir para o interior, onde não há fiscalização.. Boa parte dos carros é cortada por ferros velhos. Aqui no Rio são todos na Dutra. Mas hoje em dia 50% das comunicações são falsas. Quase tudo é golpe na seguradora'. 

ENCOMENDAS 
'Eu tinha encomenda para o resto da vida. Mas se disser quem é me complico. 
É melhor ser um preso vivo, que um morto em liberdade'. 

TRÁFICO 
'Esses roubos armados estão sendo feitos por pessoas que estavam no tráfico de drogas ou em quadrilhas que, por algum motivo, foram para o roubo de carro. Acho que foi porque a Polícia está dando em cima nestes crimes, porque não está fácil passar carro roubado. O mercado está concorrido'. 

CARRO ROUBADO 
'Já tive carro roubado. Nem procurei. Roubei outro e fiz um duble na hora'. 

CONSELHOS 
'Se a pessoa não quiser ter o carro furtado, não deixe nada dentro visível. Na minha mente doente, sempre acho que tem dinheiro, ouro, jóia, ali. Não equipe muito o carro, porque assim se ganha mais dinheiro. Além de vender o carro, ainda vendo os acessórios. Não coloque em rua calma demais'. 

PREÇO 
'Numa Blazer do ano, paga-se R$ 10.000,00, se você vender no interior. Se você passar para um atravessador, fica com uns R$ 4.000,00 ou R$ 5..000,00.. 
Quando não dá para passar, algumas pessoas fazem o golpe com a Recuperadora. O ladrão fica com 3,5%, o recuperador com 3,5%, a Empresa com 3%, dos 10%, que a Seguradora paga' 

JUSTIÇA 
'Meu crime é igual a roubar uma carteira de uma bolsa. Vou ficar preso por um tempo, uns dois anos, mas vou sair. Infelizmente a justiça é assim'. 

PROFISSIONAIS 
'No Rio só existe uns dez profissionais no furto. São pessoas comuns, que vivem disso. Hoje sou mais uma lenda, mas já furtei seis carros por dia'.. 

DOM 
'O furto é cara de pau. A pessoa não pode vacilar. Levo dez segundos para entrar no carro e ninguém percebe. Tenho dom'. 

DESAFIO 
'Se um fabricante quiser, coloca um carro aqui no pátio (da Delegacia) e, se eu não abrir, faço propaganda da Empresa dele, dizendo que a trava de segurança funciona. As montadoras fazem códigos para vender carros mais caros, mas os delas são os mais fáceis de furtar.. A melhor coisa a fazer é ter Seguro'. 

AUTOCONFIANÇA 
'Não existe carro que eu não roube. Motor não tem vontade própria e não ama o dono. Se você der energia e combustível, ele vai andar'. 


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COMENTÁRIO 
Não deveria existir bandido que não recebesse sua pena... 
Mas...'se der energia e combustível, ele vai andar'. Damos essa energia, esse combustível... Pense nisso... 

UM ALERTA. PRESTE MUITA ATENÇÃO! 
Algumas medidas que devem se incorporadas no dia-a-dia: 


Não exibir currículo no carro, como: adesivo de faculdade, do condomínio onde reside (adesivos como: Eu amo Ubatuba), da academia de ginástica, etc. Um extorsionário deduz desses sinais a vida de pessoa e os usa para fazer ameaças. 

 
O ladrão prefere pessoas desatentas, aproveita-se do elemento surpresa. 

O objetivo do ladrão é patrimonial e não pessoal, escolhe as vitimas pelo fator comportamental. 

Jamais reagir, só em filmes dá certo. 

O elemento surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a perder. 

Manter distância segura do carro da frente, para poder sair numa só manobra, sem bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do pneu do carro da frente. 

O risco de morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro. Nessa situação mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente o que vai fazer: 
· Se for tirar o cinto - Vou tirar o cinto com esta mão, posso? 
· Se pedir a carteira - A carteira está no bolso de trás (ou dentro da bolsa), posso pegar? 

À noite, calcule tempo e velocidade para evitar parar num semáforo fechado. 
Não há registro de assalto com carro em movimento... 


DIVULGUEM, ISTO É MUITO IMPORTANTE! 
Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto - ICAP 
Departamento de Polícia Técnica

 Recebido por e-mail


Há também este artigo, do site www.activeseg.com.br/

ROUBO POR COBERTURA OU POR ENCOMENDA
Entrevista: Ladrão, homem que rouba e furta carros para a indústria do desmanche

Autor: Humberto Trezzi de Zero Hora

Quem conversa com Sérgio pela primeira vez pensa que está diante de um jovem universitário, de bem com a vida. Alto, forte e vestido com roupas esportivas, é freqüentador de academias. Difícil adivinhar que é um ladrão. E dos mais experientes na profissão. Tem 30 anos e desde os 18 é ladrão. Só trabalha por encomenda. Neste depoimento, Sérgio resume a Zero Hora a rotina da linha de frente da Furtos e Roubos de Veículos SA, capaz de sumir com 53 carros em um dia como mostrou reportagem em 13 de novembro de 2005.
Cor do carro definida"Todo furto ou roubo de veículo é encomendado, exceto quando algum drogado chinelo leva o toca-fitas para trocar por crack. Quem é profissional já sai com marca e cor do veículo que vai levar. Às vezes, até o ano. Os que mais encomendam são os ferros-velhos, para desmanche. Pagam R$ 500 por carro, faturam mais do que o dobro disso."
Quem paga mais "Assaltante de banco também encomenda e paga melhor, uma percentagem do lucro do ataque ao cofre - em geral, 20%. A gente rouba minutos antes de eles fazerem o assalto e deixa o carro num lugar combinado. Traficante também paga bem, uns R$ 1 mil por carro importado. Aí a gente leva numa oficina, tira os forros do carro e recheia com droga. Pode ser apenas para atravessar a cidade. Ou então para viajar até a fronteira, ir para o Exterior. Aí o veículo fica escondido numa garagem uns quatro dias, para esfriar. Ganha placa do outro país e entra lá sem problema. Eu faturo cerca de R$ 5 mil por mês."
Vidro escuro, arma e cobertura "A gente costuma usar carro com vidro fumê, para não ser reconhecido. O ladrão nunca age sozinho, sempre em dupla ou mais gente. Um dá o bote, o outro cuida se aparece gente. Trabalhamos com duas ferramentas: a mixa (chave que abre qualquer fechadura) e o revólver. Melhor sempre usar a chave, até porque a pena por furto é bem menor.
Mas se o carro é exato o da encomenda e o dono aparece na hora, a gente assalta. Furto mais de dia, roubo mais à noite. Eu costumo ficar só na cobertura. Meu colega mete o carro, e eu cuido de longe. A gente já tem combinado um lugar onde ele deixa o carro, com chave na ignição. Aí eu pego. A gente faz isso para não ser reconhecido pela vítima. Se eu cair (for preso) com o carro e a vítima não me reconhecer, pego apenas por receptação. Se ela reconhecer, pego por assalto. Por isso aquele que rouba nunca é o que leva até o receptador. A gente também usa muito virgem (sem antecedentes). Se ele cair, é possível que nem fique preso."
Policiais sabem "Não existe essa história de que ladrão loteia lugar para roubar. O que mais tem é vagabundo, um finge que não vê o outro. A gente também não leva junto a vítima. O negócio é pegar o carro e alguma coisa que estiver dentro, como conseqüência. Os policiais estão em todas.
Sabem quem puxa o carro (rouba), quem pica (desmancha) e quem compra. Muitos policiais são pagos para não fazer, em geral gente de delegacia. Alguns PMs são avisados para sair fora quando o pessoal tá trabalhando."


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