Imagem: Clipart
PRINCIPAIS
TRECHOS DA ENTREVISTA DE UM LADRÃO DE CARROS
No final da
entrevista ele faz um 'comercialzinho' para as Seguradoras. E o pior é que
ele está certo.
PERÍODO
PREFERIDO
'Prefiro
furtar de manhã. É quando todo mundo está com menos cuidado com as
coisas'.
TRAVAS
'Travas
segredos e alarmes são ridículos. Antigamente, alugava um carro para estudar
como funcionava. Hoje nem faço isso'.
DESMANCHE
'Nunca
desmontei carro. Odeio sujar a mão. Sempre trabalhei sozinho, por encomenda. Já
entrei em Concessionária, de terno, para ver o endereço e para onde iria o
carro, ficava de campana (vigiando) e roubava.
Já
roubei muito carro que o pessoal da Concessionária me entregou'.
BUSCA
'Para
quem tem o carro furtado, o ideal é procurar num raio de três quilômetros
da vizinhança, pelas ruas menores, menos movimentadas'.
DESTINO
DOS CARROS
'Este
negócio de Paraguai é lenda. Ninguém vai levar carro roubado para lá..
No
Paraguai, o máximo que acontece é gente que entrega a uma pessoa, ela leva
o carro até lá, vende no mercado negro e manda chave e documento de volta para
ele dar a queixa de roubo. E são poucos.. O mais comum é o carro ir para o
interior, onde não há fiscalização.. Boa parte dos carros é cortada por ferros
velhos. Aqui no Rio são todos na Dutra. Mas hoje em dia 50% das comunicações
são falsas. Quase tudo é golpe na seguradora'.
ENCOMENDAS
'Eu
tinha encomenda para o resto da vida. Mas se disser quem é me complico.
É
melhor ser um preso vivo, que um morto em liberdade'.
TRÁFICO
'Esses
roubos armados estão sendo feitos por pessoas que estavam no tráfico de drogas
ou em quadrilhas que, por algum motivo, foram para o roubo de carro. Acho que
foi porque a Polícia está dando em cima nestes crimes, porque não está fácil
passar carro roubado. O mercado está concorrido'.
CARRO
ROUBADO
'Já
tive carro roubado. Nem procurei. Roubei outro e fiz um duble na hora'.
CONSELHOS
'Se
a pessoa não quiser ter o carro furtado, não deixe nada dentro visível. Na
minha mente doente, sempre acho que tem dinheiro, ouro, jóia, ali. Não
equipe muito o carro, porque assim se ganha mais dinheiro. Além de vender o
carro, ainda vendo os acessórios. Não coloque em rua calma demais'.
PREÇO
'Numa
Blazer do ano, paga-se R$ 10.000,00, se você vender no interior. Se você
passar para um atravessador, fica com uns R$ 4.000,00 ou R$ 5..000,00..
Quando
não dá para passar, algumas pessoas fazem o golpe com a Recuperadora. O
ladrão fica com 3,5%, o recuperador com 3,5%, a Empresa com 3%, dos 10%, que a
Seguradora paga'
JUSTIÇA
'Meu
crime é igual a roubar uma carteira de uma bolsa. Vou ficar preso por um tempo,
uns dois anos, mas vou sair. Infelizmente a justiça é assim'.
PROFISSIONAIS
'No
Rio só existe uns dez profissionais no furto. São pessoas comuns, que vivem
disso. Hoje sou mais uma lenda, mas já furtei seis carros por dia'..
DOM
'O
furto é cara de pau. A pessoa não pode vacilar. Levo dez segundos para entrar
no carro e ninguém percebe. Tenho dom'.
DESAFIO
'Se
um fabricante quiser, coloca um carro aqui no pátio (da Delegacia) e, se eu não
abrir, faço propaganda da Empresa dele, dizendo que a trava de segurança
funciona. As montadoras fazem códigos para vender carros mais caros, mas os
delas são os mais fáceis de furtar.. A melhor coisa a fazer é ter
Seguro'.
AUTOCONFIANÇA
'Não
existe carro que eu não roube. Motor não tem vontade própria e não ama o dono.
Se você der energia e combustível, ele vai andar'.
-------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIO
Não deveria
existir bandido que não recebesse sua pena...
Mas...'se
der energia e combustível, ele vai andar'. Damos essa energia, esse
combustível... Pense nisso...
UM ALERTA.
PRESTE MUITA ATENÇÃO!
Algumas
medidas que devem se incorporadas no dia-a-dia:
Não exibir
currículo no carro, como: adesivo de faculdade, do condomínio onde reside
(adesivos como: Eu amo Ubatuba), da academia de ginástica, etc. Um
extorsionário deduz desses sinais a vida de pessoa e os usa para fazer
ameaças.
O ladrão
prefere pessoas desatentas, aproveita-se do elemento surpresa.
O objetivo
do ladrão é patrimonial e não pessoal, escolhe as vitimas pelo fator
comportamental.
Jamais
reagir, só em filmes dá certo.
O elemento
surpresa é favorável ao bandido, que nunca está sozinho e não tem nada a
perder.
Manter
distância segura do carro da frente, para poder sair numa só manobra, sem
bater. Distância segura é poder enxergar pelo menos parte do pneu do carro da
frente.
O risco de
morrer em roubo de farol é absurdamente maior do que num seqüestro. Nessa
situação mantenha as mãos no volante e tente comunicar-se, indicando claramente
o que vai fazer:
· Se for
tirar o cinto - Vou tirar o cinto com esta mão, posso?
· Se pedir a
carteira - A carteira está no bolso de trás (ou dentro da bolsa), posso
pegar?
À noite,
calcule tempo e velocidade para evitar parar num semáforo fechado.
Não há
registro de assalto com carro em movimento...
DIVULGUEM,
ISTO É MUITO IMPORTANTE!
Instituto de
Criminalística Afrânio Peixoto - ICAP
Departamento
de Polícia Técnica
Recebido por e-mail
Há também este artigo, do site www.activeseg.com.br/
ROUBO POR COBERTURA OU POR
ENCOMENDA
Entrevista: Ladrão, homem que
rouba e furta carros para a indústria do desmanche
Autor: Humberto Trezzi de Zero
Hora
Quem conversa com Sérgio pela
primeira vez pensa que está diante de um jovem universitário, de bem com a
vida. Alto, forte e vestido com roupas esportivas, é freqüentador de academias.
Difícil adivinhar que é um ladrão. E dos mais experientes na profissão. Tem 30
anos e desde os 18 é ladrão. Só trabalha por encomenda. Neste depoimento,
Sérgio resume a Zero Hora a rotina da linha de frente da Furtos e Roubos de
Veículos SA, capaz de sumir com 53 carros em um dia como mostrou reportagem em
13 de novembro de 2005.
Cor do carro definida"Todo furto ou roubo de veículo é encomendado, exceto
quando algum drogado chinelo leva o toca-fitas para trocar por crack. Quem é
profissional já sai com marca e cor do veículo que vai levar. Às vezes, até o
ano. Os que mais encomendam são os ferros-velhos, para desmanche. Pagam R$ 500
por carro, faturam mais do que o dobro disso."
Quem paga mais "Assaltante de banco também encomenda e paga melhor, uma
percentagem do lucro do ataque ao cofre - em geral, 20%. A gente rouba minutos antes
de eles fazerem o assalto e deixa o carro num lugar combinado. Traficante
também paga bem, uns R$ 1 mil por carro importado. Aí a gente leva numa
oficina, tira os forros do carro e recheia com droga. Pode ser apenas para
atravessar a cidade. Ou então para viajar até a fronteira, ir para o Exterior.
Aí o veículo fica escondido numa garagem uns quatro dias, para esfriar. Ganha
placa do outro país e entra lá sem problema. Eu faturo cerca de R$ 5 mil por
mês."
Vidro escuro, arma e cobertura "A gente costuma usar carro com vidro fumê, para não ser reconhecido.
O ladrão nunca age sozinho, sempre em dupla ou mais gente. Um dá o bote, o
outro cuida se aparece gente. Trabalhamos com duas ferramentas: a mixa (chave
que abre qualquer fechadura) e o revólver. Melhor sempre usar a chave, até
porque a pena por furto é bem menor.
Mas se o carro é exato o da
encomenda e o dono aparece na hora, a gente assalta. Furto mais de dia, roubo
mais à noite. Eu costumo ficar só na cobertura. Meu colega mete o carro, e eu
cuido de longe. A gente já tem combinado um lugar onde ele deixa o carro, com
chave na ignição. Aí eu pego. A gente faz isso para não ser reconhecido pela
vítima. Se eu cair (for preso) com o carro e a vítima não me reconhecer, pego
apenas por receptação. Se ela reconhecer, pego por assalto. Por isso aquele que
rouba nunca é o que leva até o receptador. A gente também usa muito virgem (sem
antecedentes). Se ele cair, é possível que nem fique preso."
Policiais sabem "Não existe essa história de que ladrão loteia lugar para
roubar. O que mais tem é vagabundo, um finge que não vê o outro. A gente também
não leva junto a vítima. O negócio é pegar o carro e alguma coisa que estiver
dentro, como conseqüência. Os policiais estão em todas.
Sabem quem puxa o carro
(rouba), quem pica (desmancha) e quem compra. Muitos policiais são pagos para
não fazer, em geral gente de delegacia. Alguns PMs são avisados para sair fora quando
o pessoal tá trabalhando."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo, visitante.
Compartilhe conosco sua opinião.